, , ,

25 de Maio dia de Africa

25 de Maio dia de Africa

Comemora-se a 25 de Maio, o Dia de África, a data foi instituída pela “Organização da Unidade Africana” em 1963. Em Julho de 2002, esta organização foi substituída pela “União Africana”. A União Africana (UA) foi fundada em 2002 e é a organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana. 

Afinal quem é África?

A África é o terceiro continente mais extenso(perdendo para a América e para a Ásia) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta, com uma população de 1.216 bilhões de habitantes ( 2016). 

África tem como continentes vizinhos: Ásia, Europa, América e Antártida.

Divisão territorial

África
ÁFRICA

África está dividida em 54 países e 9 dependências sendo os Países: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi,  Cabo verde, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Comores, Djiboiti, Egipto, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia,  Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria,  Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Marrocos, Mauricia, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quénia, República Centro Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe,  Senegal,  Serra Leoa, Cheyselles, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábwe.

E as dependências: Canarias, Ceuta ,  Madeira, Mayotte, Melilla, Reunião, Santa Helena Ascenção e Tristão da Cunha, Somalilândia e República Árabe  Saariana Democrática.

África tem como maior país Argélia é o menor país Cheyselles. Tem como o ponto mais alto o Monte Kilimanjaro que fica situado a norte da Tanzânia junto a fronteira com o Quénia.

Monte Kilimanjaro visto do Norte da Tanzânia
Monte Kilimanjaro visto do Norte da Tanzânia

E o ponto mais baixo  o lago Assal que foi formado dentro da cratera de um vulcão extinto situado na região de Tadjourah que faz fronteira com a região do Dikhil no Djibuti.

Lago Assal
Lago Assal

Origem da palavra África 

Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa “poeira”, embora uma teoria de 1981, tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra de berbereifri, palavra que significa “caverna”, em referência à gruta onde residiam.

No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo “-ca” denotando “país ou território”. Mais tarde, o reino muçulmano de Ifríquia, actualmente Tunísia, também preservou o nome.

Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação “África”. No século I, o historiador judeu Flávio Josefo afirmou ter sido nomeado para Epher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia. 

Aprica, palavra latina que significa “ensolarados”, mencionada por Isidoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.

Aphrike, palavra grega que significa “sem frio”. Esta foi proposta pelo historiador Leo Áfricanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando “frio e horror”), combinado com o prefixo privativo “-um”, indicando assim um terreno livre de frio e de horror.

Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa “para virar em direção a abertura do Ka.” O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de “abertura do Ka” remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, “o berço.”


África é um continente abençoado pela qua idade de recursos minerais e pela diversidade da sua Fauna e Flora.

Veja na alguma fotos dessa África linda.

Floresta no Congo
Floresta no Congo

Estátua Egipsia de Ramsés
Estátua Egipsia de Ramsés
Serra da Leba Angola
Serra da Leba Angola
Cape Town África do Sul
Cape Town África do Sul
Victória's Fall Zimbábwe
Victória’s Fall Zimbábwe
Lagos Nigéria
Lagos Nigéria
Nairobi Kenia
Nairobi Kenia

Deixe um Comentário