Equilíbrio entre hidratação e proteínas no seu cabelo

Todas as mulheres crespas naturais ou não, vivem experiências de períodos de queda grave de cabelo. Períodos em que parece que o nosso cabelo parou de crescer e só cai. Períodos em que sentimos que se não fizermos algo, acabaremos calvas.
Neste texto, vamos tentar perceber melhor o porquê da queda de cabelo mesmo quando não fizemos nada. Não alisamos, não pintamos, não usamos altas temperaturas…. Mas a queda continua aí.
O que acontece acontece é que deve existir um equilíbrio natural entre a hidratação e as proteínas nos seus fios. Quando esse equilíbrio falha, o seu cabelo adoece e cai.

O que atrapalha esse equilíbrio:
Secadores quentes, chapinhas, tinturas, ferros quentes, aplicações por fio, permanentes ou desfrises, pomadas ou óleos minerais diários, shampoos, amaciadores e outros tratamentos que contenham: sulfates, petrolatum, óleos minerais e por aí fora. Manusear ou pentear o cabelo crespo diariamente também atrapalha esse equilíbrio.

O que fazer para evitar esse desequilíbrio?
-Evite shampoos que contenham sulfates. Os shampoos livres de sulfatos trazem no frasco a expressão”livre de sulfato” ou “sulfate free”.
-Prefira linhas orgânicas naturais para o seu cabelo. Desde o shampoo aos óleos diários.
-Faça hidratação profunda uma vez por semana ou sempre que desmanchar o seu cabelo. E se estiver muito fraco, reforce a hidratação com um tratamento a base de proteína.
-Evite manusear o seu cabelo diariamente. O cabelo crespo natural, com permanente ou desfrisado ou com qualquer outro tratamento, precisa de períodos de descanso. Opte sempre por penteados que lhe permitam ficar até uma semana ou mais sem manusear o seu cabelo.
– Evite fazer vários processos num só dia. Se desfrisou não pinte, se pintou não coloque chapinha e por aí.
– Mantenha-se hidratada bebendo mais água.
– Coma mais frutas e verduras.
– Corte as suas pontas danificadas de 3 em 3 meses ou de 4 em 4 meses 1 cm
Nota: Cabelos desfrisados ou com permanente, carecem de maior proteína do que os cabelos crespos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X