Formas de Prevenção do Cancro da Mama

Exames Regulares

Para mulheres o primeiro passo é o auto-exame. Se notar ou sentir algo diferente nos seios, contacte um doctor. Outro exame, pode ser o exame clinico.

Os mamogramas podem começar depois dos 40 anos. Para mulheres entre os 45 e os 55 anos, os mamogramas poderão ser feitas anualmente.

Controlar o Peso

Estar acima do peso aumenta o risco de muitos tipos de cancros, incluindo o cancro da mama.

Actividade Física

Actividade física ajuda manter o peso controlado e promove a boa saúde. Actividade física de pelo menos 30 minutos por dia ajuda a reduzir o risco.

Dieta a base de Frutas e Vegetais

Uma boa dieta ajuda reduzir o risco do cancro e aumentar a qualidade de vida.

Evitar Álcool

Consumo de álcool, até os níveis baixos, aumentam o risco do cancro. Se consume, é melhor reduzir, e se não consume, é melhor não começar.

Não Fumar

O tabagismo aumenta o risco de pelo menos 15 tipos de cancros, incluindo o cancro da mama. O tabagismo também afecta a qualidade de vida e aumenta o risco para outras aflições de saúde como doenças cardíacas.

Amamentar se for possível

Amamentar traz benefícios para a criança e também para a mãe.  Amamentar por um total e um ou mais anos na sua vida reduz o risco.

Evitar Pílulas anticoncepcionais

As pílulas vêm com riscos e benefícios para as mulheres. Com a subida da idade, o risco de cancro da mama associado com a pílula, especialmente para as mulheres que fumam, aumenta.

Evitar Hormonas Post-Menopausa

Hormonas têm efeitos positivos e negativos nas mulheres. O importante é redução do tempo do uso das hormonas.

Conhecer o histórico Familiar e outros fatores

O histórico familiar ajuda conhecer a predisposição para cancro na família. Outros fatores são as mulheres com menstruação precoce, menopausas tardias, nunca tido filhos ou o primeiro filho acima dos 35.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X