Leite de Vaca: O Positivo e o Negativo

Positivo

Leite é um alimento conhecido por ser rico em nutrientes como cálcio, vitamina D, potássio e proteínas. O leite ajuda na manutenção e crescimento dos ossos e dentes, especialmente nas crianças e nos adolescentes. Estudos foram feitos que demonstraram que o leite ajuda na redução de doenças cardíacas, diabetes e perca de massa óssea(osteoporoses).

Neste momento é recomendado para um adulto o consumo de dois à três copos por dia de leite e os seus derivados. Para realçar o valor nutritivo do leite no consumo de cálcio diário, foi estimado que sem o leite seria necessário consumir 6 kg de feijão ou mais de 1 kg de brócolis por dia.

Negativo

Existem alguns riscos que foram identificados nos últimos anos que devemos tomar em conta.

Intolerância

É estimado que entre 60 e 70% de adultos têm algum tipo de intolerância à lactose. Para esta população o consumo de leite causa efeitos negativos como dores de barriga e gás. Também existe uma percentagem baixa de adultos com alergia ao leite que pode causar reações mínimas ou graves na pele e na barriga.

Cancro

Alguns estudos demonstraram que os açucares no leite podem causar aumento de risco de cancros da próstata e dos ovários.

Fraturas

Através de estudos científicos foi encontrada uma relação entre o alto consumo (3 ou mais copos), especialmente e em áreas de alto consumo de produtos lácteos, e o aumento de risco de fraturas nos ossos em mulheres e em idosos.

Gordura

O leite contem gorduras saturadas que podem aumentar risco de obesidade.

Opções

Para dar volta aos impactos negativos será necessário usar mistura de alimentos ou suplementos. Existem outros alimentos que poderão fornecer o cálcio necessário para o consumo diário como vegetais, feijão e salmão. Uma estratégia proposta por varias fontes é o consumo de 1 ou dois copos por dia de leite ou os seus derivados e o suplemento das necessidades diárias com outros alimentos.

Para minimizar o consumo de gordura é preferível utilizar o leite sem gordura.

Existem outros tipos de leite que podem ser usados para as pessoas que não podem ou não querem consumir o leite de vaca normal. Uns exemplos são o leite sem lactose, o leite de soja e o leite de amêndoas. Também existem suplementados que podem ser adquiridos em lojas de saúde e farmácias que contêm os nutrientes contidos no leite.

Resumo

O leite é um alimento bastante nutritivo, mas tem alguns negativos que podem ser superados com alimentos alternativos e suplementação.

Temos de realçar que a biologia de todos é diferente. Antes efectuar uma mudança na sua dieta é importante consultar um nutricionista ou um doctor.

Fontes:

  1. http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/adultos-precisam-tomar-leite.html
  2. https://www.healthline.com/health/is-milk-bad-for-you#side-effects
  3. https://www.webmd.com/food-recipes/what-milk-can-do
  4. https://www.usatoday.com/story/news/health/2019/11/29/drinking-cows-milk-good-adults-its-health-benefits-explained/4309035002/
  5. http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/adultos-precisam-tomar-leite.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X