Receitas para fazer na semana santa

Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. É uma semana de granbde importância e significado para muitos cristãos que em forma de sacrifício procuram não comer carne durante essa semana.

Por este motivo, trazemos algumas receitas a base de peixe, para ajuda-lo a escolher o que comer durante essa semana.

Cozido de Pescada

Cozido de Pescada

  • Pescada – 4 Filetes
  • Batatas – 4
  • Cenoura – 4
  • Ovos – 4
  • Couve – 1/2
  • Azeite – A Gosto
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Cozer os ovos em água quente por uns 8 minutos até ficarem tenro.
  2. Junta as batatas e cenouras descascadas com a couve e pescada.
  3. Retira o peixe, couve e cenouras passado uns 10 minutos.
  4. Quando passar 20 minutos, retira as batatas serve tudo com uns fios de azeite e pimenta.

Informação Nutricional

Calorias: 1790 kcal・Gorduras: 62 g・Hidratos de Carbono: 205 g・Proteínas: 110 g

Arroz com Mabangas

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 xícaras de arroz
  • 4 xícaras de água quente
  • 1 kg de mabangas limpas
  • Pimenta a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimentão
  • Coentro a gosto

Instruções:

  1. Refogar a cebola, o alho as mabangas no azeite. (Tempere antes as mabangas com alho)
  2. Acrescente o tomate, e o pimentão deixe cozinhar durante 5 minutos.
  3. Coloque o arroz, a água, coentro, pimenta e sal, se necessário.
  4. Cozinhar em fogo brando até o arroz ficar pronto.
  5. Servir salpicado com salsinha.
Muzongué

Muzongué

Ingredientes:

  • 1 kg de peixe fresco (goraz,ou pargo ou corvina branca)
  • 1 dl de óleo-de-palma
  • 200 grs de batata-doce
  • 200 grs de mandioca
  • 250 grs de peixe seco (corvina etc.)
  • 2 cebolas
  • 2 litros de água +-
  • 3 tomates
  • 3 dentes de alho
  • sal q.b.
  • Limão
  • gindungo q.b.

Instruções:

  1. Desalgue o peixe seco e tempere o peixe fresco com alho e sal (à gosto).
  2. Numa panela coloque a água ao lume com o óleo-de-palma, o tomate e cebola picados aos pedacinhos e o alho picado. Deixe levantar fervura por 5 minutos.
  3. Descasque e corte aos cubos a batata doce e a mandioca e adicione a água que ferve. Deixe ferver por mais 10 minutos.
  4. Passado o tempo junta-se o peixe fresco cortado às postas e temperado e o peixe seco cortado aos cubos.
  5. Depois de tudo cozido o que leva +- 15 minutos coloca-se numa terrina e serve-se acompanhado com farinha de mangioca (fina ou musseque), feijão de óleo de palma, gindungo á disposição e uma rodela de limão.

Ingredientes

  • 6 Carapaus médios
  • 1 Medida de arroz carolino baby rice
  • 1/2 Lata de tomate pelado triturado
  • Sal q.b
  • 3 Dentes de alho laminados
  • 1/2 Cebola picada
  • 1 Folha de louro
  • 3 Medidas de água
  • Farinha sem fermento q.b
  • 1/2 Limão
  • Azeite q.b

Instruções

  1. Arranje o peixe, retire a cabeça para que frite mais rápido. Coloque num prato grande e tempere com sal, sumo de limão, alho e deixe tomar gosto cerca de 30 minutos. Reserve.
  2. Aqueça a água antes de começar a fazer o refogado. Reserve.
  3. Leve um tacho ao lume com azeite, a cebola, assim que começar a ficar transparente adicione os dentes de alho, o tomate pelado e picado em lume brando e mexa para que não queime. Adicione o arroz e deixe fritar um pouco sem deixar pegar.
  4. Adicione 3 medidas de água fervente, tempere com sal e deixe levantar fervura. Assim que começar a ferver reduza o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 10 minutos. Findo o tempo desligue o lume e deixe acabar de cozinhar no próprio calor meio destapado para que não seque o caldo.
  5. Numa frigideira larga coloque um pouco de óleo, de maneira que cubra metade da altura dos carapaus. Aqueça o óleo.
  6. Coloque a farinha numa taça, seque o excesso de humidade dos carapaus e passe-os pela farinha antes de fritar.
  7. Quando estiverem dourados, retire e escorra o peixe em papel absorvente.
  8. Sirva acompanhado de salada verde.
  • Porções: 4 Pessoas

Makayabu

Ingredientes:

. 1 kg de makayabu

. 4 Cebolas médias

. 2 chicarás de óleo vegetal.

. 2 Pimentas verdes

.2 Dentes de alho

.1 Caldo de caranguejo

.7 Colheres de água.

. 1 Beringela grande

Instruções

Demolhe o peixe para retirar o sal. Numa panela coloca o óleo e adicione o makayabu em ordem , por cima do makayabu adicione outros ingredientes e água depois leva a panela no fogo , deixa ferver até todos os ingredientes ficarem moles e pronto isso pode levar um tempo de 10 minutos e o seu prato estará pronto pra servir . Tenha cuidado ao retirar o makayabu na panela Faça com cuidado pra não espalhar e ficar em pedacinhos pequeninos . E o seu fogo não pode ser no máximo . Sirva com kikuanga e fumbua.

X